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ABAV Nacional apresenta propostas para o setor durante reunião do Conselho da ANAC
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ABAV Nacional apresenta propostas para o setor durante reunião do Conselho da ANAC

Entidade defendeu a criação de um fundo de garantia, que já foi proposto ao Ministério do Turismo e relatou queixas da falta de fiscalização da Anac

A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional participou na tarde de hoje (22) da reunião do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília, na sede da própria agência reguladora. O encontro contou com a participação de cerca de 10 conselheiros e discutiu sobre acessibilidade de passageiros, relatórios dos trabalhos desenvolvidos, formação de pilotos civis, entre outros assuntos.

Na ocasião, o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, apresentou proposição para criação de uma espécie de seguro garantia para resguardar consumidores e fornecedores em casos de prejuízos, como falências e paralisações repentinas. “Colocamos a ABAV à disposição para auxiliar na criação do fundo ou seguro, pois já possuímos subsídios de como pode ser criado e aplicado, se embasando em modelos já existentes nos mercados europeu e norte americano”, disse Azevedo.

“Se pegarmos o exemplo de falência da companhia aérea Pluna, observamos que até hoje os prejuízos são incontáveis para os consumidores para as agências de viagens que venderam os bilhetes”, alerta Azevedo.

Além disso, a entidade também cobrou ampliação da fiscalização da agência reguladora nos aeroportos, que inexiste em caráter permanente em grande parte deles. Segundo Azevedo, a entidade tem recebido queixas, tanto de agências de viagens, quanto de passageiros, sobre a pequena quantidade de balcões de atendimento presencial, da falta de fiscalização das normas, que são simplesmente ignoradas e da falta de capacitação dos funcionários da agência reguladora, que, por vezes orientam de maneira equivocada. “A própria central de atendimento 0800 passa informações equivocadas pois à distancia é difícil entender o problema e o site é pouco amigável dificultando o registro de queixas”, conclui.

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